QUIROPRAXIA E A ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR



Você possui...


Dor na mandíbula?
Dificuldade de abrir a boca?
Sente estalos sempre que abre a boca ou mastiga?
Isso tudo te causa dor de cabeça?


SAIBA COMO A QUIROPRAXIA PODE TE AJUDAR‼


A articulação temporomandibular (ATM) é uma das articulações que mais utilizamos ao longo de um dia, são inúmeros movimentos realizados para mastigar, engolir, falar, sorrir, entre outros. Além disso, ela está sujeita a diversos fatores como, por exemplo, bruxismo, problemas no alinhamento dos dentes, excesso de mastigação de um mesmo lado da boca, dormir de bruços forçando a articulação, estresse, ansiedade e outros tantos que podem sobrecarregar a articulação. Logo, da mesma forma como as outras articulações do corpo sofrem desalinhamentos e disfunções o mesmo pode ocorrer com a ATM.
A Quiropraxia tem mostrado excelentes resultados no tratamento das disfunções temporomandibulares. O tratamento quiroprático tem o objetivo de restabelecer o funcionamento normal da ATM e com isso melhorar os possíveis sintomas tais como: dor no ouvido, face e mandíbula, cefaléia, dor irradiada para região cervical, temporal e frontal, dificuldade de mastigação, diminuição da amplitude de movimento de abertura de boca, cansaço nos maxilares, má oclusão aguda, bruxismo, desvio na abertura e assimetria facial. Para isso, a Quiropraxia utiliza de técnicas não invasivas como as descritas abaixo:

Ajustes Cervicais: A coluna cervical tem relação íntima com a ATM. Disfunções na coluna cervical podem levar a problemas na ATM bem como as disfunções da ATM podem ter efeitos na coluna cervical. Por isso, para uma melhor resposta do tratamento é importantíssimo avaliar e corrigir os desalinhamentos cervicais. Isso é realizado pelo quiropraxista através da manipulação cervical.
 
Ajuste da ATM com o método Activator®: A ATM pode sofrer desalinhamentos e causar dores e dificuldades de movimentação da boca. Para isso os quiropraxistas utilizam o método americano Activator® a fim de devolver o movimento normal e o alimento dessa articulação.



·     Liberação da musculatura da mastigação: quando a mandíbula está desalinhada, seja qual for a causa, ela gera um desequilíbrio neuromuscular e o que se observa é que a musculatura de um lado da boca está mais tensa que do outro. Outra fase do tratamento é justamente liberar a musculatura tensa a fim de deixar os dois lados da ATM trabalhando de forma sincrônica.