IMPORTÂNCIA DE USAR TÊNIS PARA CAMINHAR NA AREIA



Com a chegada do verão aumenta consideravelmente a motivação para fazer atividade física e manter hábitos de vida mais saudáveis. Sem dúvidas, isso é uma ótima notícia visto que grande parte da população é sedentária e isso é um dos fatores de risco para várias doenças.
No entanto, alguns cuidados são necessários para evitar que os benefícios da atividade física não sejam anulados por dores, desconfortos e lesões decorrentes dela. 
Um dos cuidados importantes é a escolha do sapato ideal para caminhadas e corridas na praia. Naturalmente, devido ao calor e a praticidade, a maioria das pessoas opta por caminhar de pés descalços ou de chinelo na beira da praia e depois se surpreendem quando começam a sentir dores em diversas articulações do corpo.
O que acontece é que o uso de sapatos baixos (rasteirinhas, sapatilhas, tênis com solas retas e chinelos), quando utilizados por muito tempo na posição em pé, pode prejudicar as articulações dos pés, tornozelos, joelhos, quadris e coluna lombar. Nos pés comumente são observados problemas como fascite plantar e esporão de calcâneo e na coluna lombar muitas vezes a dor vem acompanhada de irradiação para a perna (dores ciáticas).
O sapato ideal deve ter uma parte mais alta no calcanhar medindo de 2 a 3 cm. Essa elevação reduz a pressão exercida nas articulações citadas anteriormente servindo como um sistema de amortecimento.  Além do pequeno salto, é importante que o calçado não comprima os dedos e tenha cadarços ou tiras para firmar o pé dando estabilidade para a marcha. Sendo assim, o calçado recomendado para caminhadas e corridas é um tênis com amortecedor.
Além da escolha do calçado ideal, é importante fazer alongamentos antes e depois da atividade física, ingerir bastante água e utilizar protetor solar! São cuidados essenciais para garantir férias saudáveis e livres de dores!