COLUNA MENSAL - Hérnia de Disco



A hérnia de disco é uma das patologias mais freqüentes envolvendo a coluna vertebral. Ela ocorre principalmente na região cervical e lombar. O disco fica localizado entre duas vértebras e tem a função de absorver o impacto, como se fosse um amortecedor de tênis. O disco sofre normalmente com a pressão atmosférica, porém má-postura para sentar, dormir, abaixar-se, falta de exercício físico, ficar muito tempo na posição sentada, obesidade, erguer peso de maneira errada e o próprio envelhecimento são fatores que ajudam o desenvolvimento das hérnias. Quando o disco sofre herniação ele pode comprimir as raízes nervosas que estão entre as vértebras ou, em casos mais graves, a medula espinal. Quando isso ocorre a pessoa pode sentir dores não somente na região, mas também nos braços (cervical) e pernas (lombar). Os principais sintomas são:
Hérnia cervical: dor no pescoço podendo irradiar para o braço chegando até os dedos; enformigamento das mãos, perda de força e sensibilidade. 
Hérnia Lombar: Dor na lombar, dor “ciática”, enformigamento, perda de força e sensibilidade na perna podendo chegar até o pé.
Tratamento Conservador: Consiste em diminuir a dor, aumentar a capacidade funcional e retardar a progressão da patologia. A Quiropraxia está entre os tratamentos conservadores e tem mostrado excelentes resultados para pacientes com hérnia de disco. Ela busca devolver a função normal à articulação, diminuindo a pressão causada pela hérnia e pela inflamação no sistema nervoso através de técnicas manuais. 

Vitória Beckham obteve ótimos resultados com  o tratamento de quiropraxia para sua hérnia discal. Veja mais em: clique aqui