COLUNA MENSAL - Dor "Ciática"

Você sente uma dor queimante que percorre toda a sua perna ou glúteo? Às vezes sente enformigar ou perde força nas pernas? Se a resposta for SIM, você pode estar com a “famosa” dor ciática e precisa investigar a causa o quanto antes!

A dor ciática (ciatalgia) é uma dor persistente ao longo do nervo isquiático, que pode acometer toda a extensão do nervo, sendo assim, da coluna lombar até a planta do pé (veja abaixo a anatomia do nervo). A dor é resultante da irritação do nervo que pode ser causada por diversos fatores e em qualquer parte dele. As causas mais comuns de ciatalgia são problemas lombares como: protusão ou hérnia discal e osteoartrose que podem comprimir as raízes nervosas que originam o nervo. Outro fator que frequentemente causa a dor ciática é a contratura do músculo  Piriforme . Esse músculo fica localizado na parte mais profunda do glúteo e tem algumas variações anatômicas. O nervo isquiático pode passar sob o músculo ou então no meio dele e quando há contratura desta musculatura, consequentemente há a compressão nervosa.
O tratamento depende da gravidade de cada caso. Quando conservador inclui alongamentos da musculatura, Fisioterapia e Quiropraxia. A prevenção é um fator importantíssimo e engloba exercícios físicos, alongamentos, cuidados posturais e também a Quiropraxia, que busca o alinhamento da coluna vertebral e com isso o bom funcionamento do sistema nervoso.