COLUNA MENSAL - Bico de Papagaio

Quem é esse tal de Bico de Papagaio?

Quantas vezes ouvimos as pessoas falarem, “Estou com Bico de Papagaio” ou então, “No meu caso não tem mais o que fazer, tenho Bico de Papagaio”, mas afinal o que o papagaio tem a ver com os problemas do nosso corpo?

Cientificamente o “Bico de Papagaio” é chamado de osteófito. O osteófito nada mais é que uma formação óssea em forma de gancho, por isso a associação com o bico do papagaio. O osteófito está presente em várias patologias ósseas, principalmente na osteoartrite (doença articular degenerativa) e se caracteriza pelo crescimento ósseo anormal em torno do disco intervertebral.
A coluna vertebral é arquitetada para receber cargas. As vértebras devem estar bem alinhadas e as curvaturas normais serem preservadas para que a pressão se dissipe igualmente por todas as articulações não havendo sobrecarga. Porém, devido a diversos hábitos errôneos do dia a dia como má-postura, falta de exercício físico, alimentação inadequada, falta de cuidados ergonômicos no ambiente de trabalho, entre outras, a coluna vertebral começa a perder o alinhamento ideal e com isso algumas partes dela começam a sofrer mais pressão e estresse do que outras, desencadeando o processo de degeneração das articulações. Essa degeneração é mais comum a partir dos 35 anos e pode agravar conforme os hábitos de vida e fatores genéticos.
Nesse processo os discos intervertebrais começam a degenerar e romper as suas fibras podendo resultar em protusões ou hérnias discais. Com isso há uma diminuição do espaço articular e uma sobrecarga em partes da articulação. Como resposta, o corpo começa a produzir massa óssea na tentativa de manter a estabilidade postural da coluna.
A Quiropraxia não remove os osteófitos, que são formações ósseas já consolidadas. Casos clínicos têm mostrado que ela proporciona o reposicionamento das vértebras dando mais mobilidade para as articulações e com isso há uma diminuição da pressão e inflamação local e, consequentemente, um alívio da dor. A Quiropraxia ajuda então a prevenir o surgimento de novos osteófitos e melhora a qualidade de vida das pessoas. A atividade física também é importantíssima para evitar a degeneração articular bem como cuidados posturais e uma alimentação saudável.
Tire sempre um tempo para você, cuide da sua saúde!