Muito tempo na frente do computador?

Fonte: Revista Saúde.


Veja abaixo as respostas do seu corpo: 




1 Olhos ressecados 
O número de piscadas cai até 30% durante o trabalho em frente ao computador. Assim, ocorre uma rápida evaporação do filme lacrimal, uma fina camada de água que recobre os olhos. A córnea, então, fica seca. Daí, o olho pode ficar irritado, já que há menos proteção. Qualquer partícula de poeira causa incômodo e a visão pode ficar embaçada. 




Cansaço visual
Para ler as informações na tela, a gente, sem se dar conta, faz um grande esforço. Depois de horas e horas de leitura, os músculos que sustentam o cristalino, lente responsável por focar o que vemos, entram em fadiga, deixando a visão turva e desfocada. Luz de mais ou de menos também contribui para o desconforto, porque a pupila tem de se fechar ou se abrir mais para controlar a passagem dos raios luminosos. 







Pescoço tensionado
A flexão exagerada do pescoço sobre a tela é ruim para os músculos da região. Eles tendem a ficar contraídos e duros, como esponjas que retêm água, e não conseguem voltar rapidamente a seu formato original. 




Postura e coluna
Quando sentamos inclinados em direção à tela do computador e em cadeiras inadequadas, a curvatura da lombar fica mais plana e a curva das vértebras cervicais, mais acentuada, em forma de corcunda. Os músculos são tensionados e pressionam os nervos da coluna, causando dor nas costas. Depois de muito tempo sendo tracionada, a musculatura relaxa e a tensão vai toda para os ligamentos. A sensação de queimação, ou dor do arrancamento de prego, como também é conhecida, aumenta progressivamente. 

Tendão lesionado
Muito comum, a LER (lesão por esforço repetitivo) inclui uma série de problemas, como tendinite (inflamação dos tendões dos dedos e punhos), tenossinovite (inflamação de membranas dos tendões) e bursite (inflamação das bursas, almofadas que permitem o deslizamento dos tendões). Observação Sarimam Storchi: Quando a pessoa senta de uma forma errada, como da imagem anterior, acaba sobrecarregando a coluna lombar e causando uma inversão da curvatura. Isso, causa muita pressão sobre a coluna vertebral, principalmente sobre os discos intervertebrais, sendo um fator que colabora para o aparecimento de hérnias discais e degeneração da coluna vertebral. 


6 Inchaço nas pernas
Esta posição pressiona os vasos da coxa e, dessa forma, torna-se mais difícil para o sangue fazer o caminho de volta para o coração. Ele fica represado nas veias, que se distendem e permitem a passagem de água para os tecidos, inchando as pernas. 










Barriga saliente
Quando a musculatura das costas fica tensionada, caso de quando a gente se senta horas a fio diante do PC, os músculos do abdômen acabam relaxados. Aí, sem a prática regular de exercícios físicos, a barriga começa a exibir sinais de flacidez e se transforma em um alvo fácil para o acúmulo de gordura. 


Dicas da Quiropraxista: Procure sempre manter uma boa postura em frente ao computador (veja no link "Dicas Posturais"). Se você utiliza o notebook durante muito tempo, o jeito é adaptá-lo como se fosse um desktop. Coloque o notebook sobre algum suporte de forma que a tela fique na altura dos seus olhos e adapte um teclado e um mouse. 
A posição sentada, é a posição em que os discos da coluna lombar mais sofrem pressão. Então, é importante manter sua coluna lombar apoiada de forma que não aconteça a inversão da curvatura, tensionando a musculatura lombar e relaxando a musculatura abdominal. Se a sua cadeira não possui apoio lombar, coloque uma almofada. É importante manter a musculatura abdominal contraída tanto quando estiver sentado quando em pé. Isso, além de fortalecer a musculatura, serve de suporte para a coluna lombar, evitando danos à mesma. 
Procure fazer pequenas pausas (a cada 30 min) quando for ficar muitas horas em frente ao computador. Levante, vá ao banheiro, beba água, faça alongamentos cervicais e dos punhos e então volte ao posto de trabalho.