Quiropraxia e Gravidez?


Quiropraxia e Gravidez?


Durante a gravidez o corpo da mulher passa por diversas alterações neuromusculares e biomecânicas necessárias para o bom desenvolvimento do bebê. Devido ao crescente aumento do abdômen ocorre a mudança do centro de gravidade do corpo e com isso surgem adaptações posturais. A coluna vertebral, especialmente a região lombar, é a que mais sofre com essas adaptações devido ao aumento da curvatura (hiperlordose). Essas mudanças frequentemente geram dores e desconfortos que mãe alguma gostaria de sentir nesse momento tão especial. 

O tratamento de Quiropraxia regular durante o período gestacional é um grande aliado para manter uma gravidez mais saudável, diminuindo ao máximo os desconfortos desse período e garantindo assim uma gravidez com maior tranquilidade para a mãe e para o bebê.

O quiropraxista busca a correção dos desalinhamentos da coluna vertebral, pelve e demais articulações relacionadas. Ao devolver a posição e mobilidade normais destas articulações há uma redução das dores e desconfortos. O tratamento é realizado com técnicas apropriadas para o período gestacional não trazendo risco algum para a mãe ou para o bebê.


O que acontece com o corpo da mulher durante a gravidez?
                            
Lassidão Ligamentar: os hormônios estrogênio e relaxina causam um relaxamento dos ligamentos pélvicos deixando as articulações sacro-ilíacas e a sínfise púbica mais flexíveis para o nascimento da criança.
Lombalgia: O aumento de tamanho do útero desloca o centro de gravidade e aumenta progressivamente a lordose lombar e cervical, bem como a cifose torácica. Essas alterações na biomecânica da coluna podem gerar dores na coluna vertebral, principalmente na coluna lombar.
Retenção Líquida: No terceiro trimestre a gestante apresenta diminuição da mobilidade das articulações dos tornozelos e punhos, provocada pela retenção hídrica. Por este motivo, muitas mães desenvolvem síndrome do túnel do carpo.
Dor no Ligamento Redondo do Útero: Este ligamento tem a função de estabilizar o útero à pelve durante a gravidez e o parto. No final da gestação ele fica mais espesso podendo estirar  e causar dores na virilha e na coxa.