Quiropraxia para idosos! Eles podem fazer?


Quiropraxia para idosos! Eles podem fazer?

Esta é uma pergunta muito frequente no dia a dia do consultório, e a resposta é SIM, eles não só podem como devem se beneficiar do tratamento quiroprático!

O profissional graduado em Quiropraxia é capacitado para o tratamento das disfunções da coluna vertebral e das demais articulações do corpo nas diferentes fases da vida que essas venham a se manifestar. Isso inclui o tratamento desde neonatos até longevos.

A diferença está nas técnicas e condutas profissionais escolhidas para cada faixa etária ou caso específico. Sem sombra de dúvidas as técnicas utilizadas no tratamento de um adulto jovem serão diferentes das utilizadas em crianças que por sua vez serão diferentes das utilizadas em idosos.

“O tipo e a quantidade de tratamento recomendado depende dos problemas que a avaliação irá detectar; anatômica, fisiológica e as condições psicológicas do paciente.” ¹

A primeira consulta é o momento em que o quiropraxista irá avaliar o paciente, analisar os exames e então optar pela melhor técnica a ser utilizada. Por exemplo, no caso de pessoas com osteoporose não serão utilizadas técnicas de impacto e força, garantindo assim a segurança dos pacientes. 


Sendo assim, as indicações terapêuticas para os idosos são as mesmas de adultos: hérnia de disco, dores na coluna vertebral, dores de cabeça, tensões musculares, disfunções nas demais articulações do corpo entre outras. 

Um dos maiores benefícios no tratamento com quiropraxistas, como também, fisioterapeutas e educadores físicos, é a melhora dos sintomas e diminuição da dor que refletem diretamente na menor necessidade de medicamentos. Para os idosos isso traz um grande ganho, já que a polifarmácia é um dos fatores agravantes na saúde do idoso.

A Quiropraxia tem os seguintes objetivos no tratamento de idosos:

  • Promover o bem-estar atual e potencial;
  • Remover interferências nervosas através da correção das subluxações (desalinhamentos da coluna vertebral);
  • Reduzir a dor e também os perigos de uma dependência farmacológica e as complicações de uma terapia com fármacos;
  • Aumentar a mobilidade das articulações;
  • Diminuir a morbidez;
  • Melhorar a qualidade de vida do paciente;
  • Manter uma atitude positiva do paciente;
  • Evitar cirurgia.¹
Referências
1.Chiropractic Care of the older patient – Robert Cooperstein & Lisa Killinger