Dry Needling : Agulhamento a Seco

Dry Needling : Agulhamento a Seco



O Dry Needling, também denominado estimulação intramuscular, é um procedimento que se baseia na inserção de agulhas de acupuntura nos pontos de tensão do músculo (Trigger Point/Pontos Gatilhos) com o intuito de melhorar e restaurar a função do tecido muscular. 


Mas o que são Trigger Point (Pontos Gatilhos)?

Os pontos gatilhos estão entre as causas mais ignoradas de dor aguda e crônica e então
entre as condições musculoesqueléticas mais comuns. Podem ser um problema primário, ou seja, ocorrem na ausência de outras patologias, ou então estar associados a outras disfunções como, por exemplo, doenças sistêmicas, osteoartrite, lombalgias, torcicolos, entre outros.
Os pontos gatilhos consistem em uma zona hiperirritável localizada em um músculo tensionado que se torna dolorosa durante uma compressão, alongamento, sobrecarga ou contração. Nesses casos, o paciente relata que a dor irradia para um ponto distante do local onde está localizado o ponto gatilho. Como por exemplo, na imagem ao lado.


O objetivo da técnica Dry Needling, é eliminar esses pontos de tensão muscular, sempre associados a outros procedimentos clínicos. Por exemplo, nas consultas de Quiropraxia, ele se torna um aliado à correção dos desalinhamentos articulares. No entanto, é importante que o paciente busque evitar o aparecimento destes pontos gatilhos, através de cuidados posturais, alongamentos e prática de atividade física.